Ano de São José: missa votiva acontece todo dia 19 na matriz

WhatsApp Image 2021 08 02 at 09.06.19 1

Devotos vivem momentos de louvor e oração pedindo pela intercessão do padroeiro, que tem sido mediador de muitas graças já testemunhadas

O ano de São José reavivou ainda mais a devoção dos fiéis da Paróquia São José de Alto Piquiri pelo santo padroeiro. Todo dia 19, os paroquianos lotam o Jardim da Imaculada para participar da Santa Missa votiva a São José. Também chamada de Missa do Impossível, a celebração reúne os devotos para pedir a intercessão deste grande santo, que tem sido mediador de muitas graças já testemunhadas.

São tantos os títulos e virtudes de São José – espelho de paciência, chefe da sagrada família, pai adotivo de Jesus, patrono universal, protetor da igreja – que cada vez mais pessoas têm se tornado devotas. Prova disso são os inúmeros testemunhos recebidos pela Paróquia, tanto dos paroquianos quanto de fiéis de outras cidades que acompanham a missa ao vivo pelas mídias digitais.

Muitos destes vão além das telas do computador e do celular e enfrentam quilômetros de distância para participar presencialmente da Missa do Impossível. No mês de julho, a Paróquia teve a alegria de receber visitantes de Assaí (MG), Natal (RN), Barueri (SP), Iguatemi (MS), Jaraguá do Sul (SC), Minas Gerais, Ivaté, Cruzeiro do Oeste, Perobal, Umuarama, Paranaguá, Iporã, Paulistânia e Mirante.

Antes da celebração começar, os devotos depositam seus pedidos de oração em uma caixa, na porta de entrada, que em seguida são colocados no altar do Senhor e aos pés de São José.

“Tem sido uma bênção, pois cada dia mais pessoas participam conosco. Para mim é uma alegria presidir essas missas e poder falar de São José, pois a gente se coloca em comunhão com

a igreja, já que é o ano dele; e para Alto Piquiri é um grande presente tê-lo como padroeiro. É impressionante a quantidade de bênçãos e graças que as pessoas recebem pelo auxílio de São José”, expressa o pároco Padre Mario Sartori.

Além da Missa do Impossível, o padre apresenta o programa Hora da Graça, que é todo dedicado ao padroeiro e transmitido pela Rádio Chrystian FM 97,3 e também pelo YouTube, de segunda a sexta-feira, a partir das 18h15.

A Missa do Impossível acontece todo dia 19, em dois horários: 6h e 19h30, no Jardim da Imaculada. Para participar é necessário retirar a ficha de entrada na Secretaria Paroquial.

Para as pessoas de outras cidades que desejam participar da celebração, basta entrar em contato com a Paróquia para fazer a reserva antecipadamente: (44) 3656-1334 ou (44) 98828-3669.

A Paróquia segue todos os cuidados determinados pela Vigilância Sanitária do município através do uso de álcool em gel, distanciamento social e limitação de público.

Ano de São José

O ano de 2021 foi instituído pelo Papa Francisco como o ano de São José. A data marca os 150 anos da nomeação do Santo como Padroeiro da Igreja Católica.

A declaração do ano de São José foi manifestada na Carta Apostólica “Patris corde” que significa “Coração de Pai”, e que se refere a São José como “Pai amado, pai na ternura, na obediência e no acolhimento; pai com coragem criativa, trabalhador, sempre na sombra”.

O Papa Francisco destaca ainda São José como exemplo para os homens de hoje, porque “acolhe Maria sem colocar condições prévias”, um gesto importante ainda hoje – afirma Francisco – “neste mundo onde é patente a violência psicológica, verbal e física contra a mulher”. Mas o esposo de Maria é também aquele que, confiante no Senhor, acolhe na Sua vida os acontecimentos que não compreende com um protagonismo “corajoso e forte”, que deriva “da fortaleza que nos vem do Espírito Santo”.

Fonte: PASCOM – Paróquia São José de Alto Piquiri